terça-feira, 28 de setembro de 2010

Diferença entre Diet e Light

Pessoal, muitas pessoas não sabem a diferença entre um produto "light" e um "diet", portanto gostaria de deixar bem claro aqui, qual é a diferença...

Primeiramente precisamos falar um pouco da legislação que regulamenta os alimentos industrializados, onde estão descritas as regras para chamarmos um produto de "light" e de "diet".

De acordo com a legislação, um produto "light" é aquele que apresenta uma redução em um ou mais nutrientes quando comparado ao produto tradicional do mercado, mas é também aquele que possui "0" ou "não contém" de um ou mais nutrientes por 100g de produto pronto para consumo. Isto é, podemos ter dois tipos de iogurte light, um com uma redução de gorduras onde se faz uma redução de pelo menos 25% de gorduras totais, quando comparado ao produto similar tradicional, e outro "light" com 0% de açúcar, porém sem redução de gorduras.

Devemos lembrar que a legislação exige que o produto tenha discriminado na embalagem em qual nutriente ele é "light", isto é, no caso do nosso iogurte ele deve estar descrito, "light" em gorduras ou "light" em açúcares.

Do caso de um produto "diet", ele é elaborado para um tipo específico de dieta geralmente relacionada a uma doença, como no caso de produtos "diet" para pacientes diabéticos, onde os produtos são elaborados sem a adição de açúcares simples, como a sacarose.

Então, um produto "diet" pode ser "light"? Sim, no caso de um refrigerante "diet", onde são eliminados os açúcares, ele também poderá ser considerado "light" uma vez que não contém açúcares adicionados em sua composição. Agora, um produto "light" não necessariamente vai ser "diet", como um iogurte que apesar de ser "light" ainda contém açúcares adicionados em sua composição. Por isso além de ver a dedominação do produto é importante ficar atento na lista de ingredientes.

E a diferença entre um refrigerante "zero" e um "light"?? Alguém já teve a curiosidade de ver a diferença entre a Coca-Cola "zero" e a Coca-Cola "light"???

Gostaria de ouvir opiniões.... amanhã dou a resposta!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário